Escudo São Raimundo

História

O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente em 9 de janeiro de 1944, em uma assembleia realizada na residência de Odorico Reis de Almeida, na então Rua da Alegria, atual Rua 24 de Outubro, em Santarém.

O clube nasceu a partir da união de desportistas que atuaram em antigas agremiações da cidade, como o Vasco da Gama (1932), Alegria Esporte Clube (1942) e Santa Cruz Esporte Clube (1943). A primeira diretoria teve como presidente Odorico Reis de Almeida, que também cedeu sua casa para ser a sede provisória do clube.

O nome “São Raimundo” foi adotado após um episódio curioso. Durante a organização de um amistoso com o São Braz, um ofício enviado por Odorico trazia, por engano ou inspiração, o nome “São Raimundo” no lugar de “Santa Cruz”. A equipe venceu a partida e, interpretando como um sinal divino, a mudança foi oficializada em reunião no dia seguinte.

Sócios fundadores:

Em 1955, o clube foi reconhecido como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 954, sancionada pela Câmara Municipal de Santarém.

Título Histórico da Série D – 2009

Em 2009, o São Raimundo conquistou o Campeonato Brasileiro da Série D, tornando-se o primeiro clube do interior do Pará a erguer um título nacional.

Jogo de ida: 25/10/2009 – Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda-RJ): Macaé 3x2 São Raimundo
Jogo de volta: 01/11/2009 – Estádio Colosso do Tapajós (Santarém-PA): São Raimundo 2x1 Macaé

Com o placar agregado de 4 a 4, o Pantera garantiu o título pelo critério de gols fora de casa. O Colosso do Tapajós recebeu mais de 17 mil torcedores, todos em preto e branco, em uma das maiores festas já vistas no estádio.

Time titular na final:
Labilá; Ceará (Sidivan), Preto Marabá, Filho e João Pedro; Marcelo Pitbull, Beto, Luís Carlos Trindade (Elcio) e Michel; Rafael Oliveira (Amaral) e Déo Curuçá
Técnico: Lúcio Santarém

Diretoria campeã brasileira:

Voltar