Uniforme Alvinegro

Inspirada no uniforme da Seleção Brasileira e no do Santos Futebol Clube, bem como em razão disso haver disponibilidade na praça, optou por um uniforme todo na cor branca com detalhes em preto. Daí, o elenco receber por iniciativa dos jornais da época, principalmente “O Jornal de Santarém”, a denominação de “Os Alvos”.

Mais tarde, com o advento das transmissões radiofônicas por conta do surgimento da ZYR-9- Rádio Clube de Santarém, que no dia de sua inauguração em 24.10.1948 – data em que se comemorava festivamente o Centenário da cidade – o “Parque São Francisco” se transformava em estádio municipal “Prefeito Adherbal Correa” com a transmissão do amistoso Seleção Santarena 3×3 Paysandu, de Belém, sob a responsabilidade do pioneiro locutor esportivo, fundador e ex-presidente do clube Elias Pinto, foram iniciadas por este ao microfone as constantes sugestões quanto a um novo uniforme. A inspiradora Seleção Brasileira já estava “Canarinho”. Não tardou a decisão da diretoria em registrar em Ata de Assembléia Geral que o “preto” e “branco” seriam então os tons oficiais do clube e logo o elenco “Alvo” passou a ser chamado de “Alvinegro”.

 

Escudo do Clube

O escudo alvinegro é considerado SUI GENERIS, ou seja, o único clube no mundo que apresenta este formato. Foi baseado no desenho de uma bola de futebol, sendo entre os gomos a sigla S.R.E.C. representando as iniciais de São Raimundo Esporte Clube.

O atual escudo do São Raimundo foi usado pela primeira vez em 24.10.1964, um sábado, por ocasião do clássico RAIxFRAN (título aplicado por Weimar Reça ao confronto de São Raimundo e São Francisco desde 07.01.1945) no que seria o primeiro jogo noturno da história de Santarém na inauguração dos refletores do estádio “Prefeito Aderbal Correa”.

 

Hino do Clube – Não oficial

Letra: Cesar Brasil / Música: Cesar Brasil

Pantera! Pantera! Gooooooool.
Pantera! Pantera! Gooooooool.

Meu São Raimundo,
Glorioso Alvinegro,
Joga bola pra valer,
Sou São Raimundo até morrer. (2x)

Muitas glórias no passado e no presente,
No esporte é o maioral,
Meu Pantera Negra só tu é o nosso ideal.

São Raimundo é time forte e de raça,
Nos gramados vence tudo e ergue a taça,
A torcida agora grita de emoção,
São Raimundo, meu Pantera, é campeão.

Clique aqui e faça o download do Hino do São Raimundo

 

Pantera Negra

Por ocasião da disputa do Campeonato Santareno de 1957, quanto o São Raimundo voltou a ser campeão, o locutor Elias Pinto, torcedor e fundador do time, através do microfone da Rádio Clube, passou a denominá-lo de “O Pantera Negra”.